Jogos históricosNotíciasPáginas Heróicas

Há 50 anos, Cruzeiro e Benfica se enfrentavam no Mineirão

A equipe celeste acabou sendo derrotada por 2 a1

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

Em comemoração ao aniversário de 9 anos do Mineirão, em setembro de 1974 foi disputada no Gigante da Pampulha a Taça Governador Rondon Pacheco. Além de Cruzeiro e Atlético, principais equipes da capital mineira, Benfica e Sporting, equipes portuguesas, participaram da disputa.

O Cruzeiro fez a sua estreia na competição contra o Benfica. Curiosamente as equipes haviam se enfrentado há pouco mais de 20 dias quando em 7 de agosto disputaram o Torneio João Havelange, em Los Angeles, Estados Unidos. Na ocasião a equipe portuguesa venceu o Cruzeiro pelo placar de 5×3.

Em 3 de setembro Cruzeiro e Benfica voltaram a se enfrentar, dessa vez pelo torneio de comemoração aos nove anos do Mineirão. E equipe portuguesa contava em seu elenco com a lenda Eusébio, considerado até hoje um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Na partida a equipe portuguesa levou a melhor e saiu vencedora pelo placar de 2×1. Os gols da partida foram marcados por Vítor Batista aos 15′, Nenê aos 25′ e Dirceu Lopes aos 72′. Na outra partida da rodada dupla Atlético e Sporting empataram pelo placar de 2×2.

FICHA DO JOGO

Data: 03 de setembro de 1974
Motivo: Taça Governador Rondon Pacheco
Estádio: Mineirão
Público: 26.430
Local: Belo Horizonte
Cruzeiro: Raul Plassmann; Lauro, Darci Menezes, Perfumo (Moraes), Vanderlei, Piazza (Lima), Zé Carlos, Eduardo, Palhinha, Dirceu Lopes e Joãozinho (Roberto Batata). Técnico: Ílton Chaves
Benfica: Bento, Artur, Adolfo, Barros (Messias), Humberto, Simões, Tony, Nenê (Vítor Martins), Eusébio, Jordão (Mainhos); e Vítor Batista. Técnico: Vladnic
Placar: Cruzeiro 1X2 Benfica
Gols: Vítor Batista aos 15', Nenê aos 25' e Dirceu Lopes aos 72'.

Na rodada seguinte o Benfica venceu o Atlético pelo placar de 1×0 . O Cruzeiro aplicou uma goleada de 6×0 no Sporting. Com os resultados o Benfica se sagrou campeão do torneio, o Cruzeiro terminou na segunda colocação.

Vinícius Almeida

Administrador de Empresas, Cristão, casado e pai - fundador do Diário Celeste

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo