NotíciasVai e Vem

Confira trajetória de Zé Ricardo, provável novo técnico do Cruzeiro

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

Provável novo técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo já causou a revolta da torcida do Cruzeiro que manifestou-se contra a contratação dele. As críticas referem-se principalmente a seu trabalho mais recente no futebol japonês, mas também a trabalhos anteriores que não foram tão bem. Contudo, ele tem também alguns bons trabalhos na carreira.

Trabalhos de destaque em equipes cariocas

José Ricardo Mannarino, conhecido como Zé Ricardo, iniciou sua trajetória comandando como técnico interino o Flamengo em 2016 após Muricy Ramalho deixar o clube. No mesmo ano, foi efetivado como técnico de fato do elenco principal. Na equipe carioca, ele teve um dos seus melhores retrospectos na carreira com 48 vitórias, 25 empates e 17 derrotas entre 2016 e 2017. Na temporada 2016, o Flamengo ficou em 3° lugar na Série A do Brasileirão, sob seu comando.

Posteriormente, treinou o Vasco entre 2017 e 2018: 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas em 50 jogos. Assim, após boa campanha na Série A de 2017, ele levou o cruzmaltino de volta a Libertadores, fato que não acontecia desde 2012. Depois, em 2018 acertou com o Botafogo onde novamente fez um trabalho de recuperação, salvando o clube do rebaixamento (17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas).

Trabalhos sem destaque

Porém, nos dois clubes clube seguintes, ele não conseguiu destacar-se novamente. Primeiro no Internacional em 2019 conseguiu 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Posteriormente, ficou apenas 1 mês e meio no Fortaleza com 1 vitórias, 3 empates e 4 derrotas também em 2019. Diante disso, ficou sem clube na temporada 2020, onde foi treinar equipes fora do Brasil.

No Catar, treinou o Qatar SC em 2021 mas por apenas 3 meses, deixando a equipe na lanterna do campeonato nacional: 4 derrotas e 1 empate. Por fim, foi treinar o Shimizu S-Pulse em junho de 2022, para tentar a permanência na elite do futebol japonês, mas sem sucesso. Porém, mesmo assim, foi mantido no cargo para disputar a segunda divisão, mas conseguiu apenas 1 vitórias em 9 jogos: ao todo, teve 7 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.

Diego Marinho

Mineiro, 32 anos e setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo