Notícias

Campeonato Brasileiro da Série A: veja mudanças para 2023

Em conselho técnico, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou a tabela e também acertou demais detalhes do Campeonato Brasileiro da Série A. Com relação ao formato de disputa, foi mantido o mesmo das edições anteriores: pontos corridos de 2 turnos com 4 equipes rebaixadas.

Quantidade de estrangeiros, datas FIFA e VAR

Contudo, algumas mudanças foram feitas para a atual edição. Dentre elas, a quantidade de atletas estrangeiros pro equipe, que aumentou de 5 para 7. Pois, essa era uma demanda dos clubes, devido a grande quantidade de estrangeiros nas equipes brasileiras, exceto no Cruzeiro.

Outra mudança foi com relação as datas FIFA. Afinal, em edições anteriores, não necessariamente o campeonato parava nessas datas. Mas, na edição de 2023, o campeonato será paralisado em todas as datas FIFA. Essa também era uma demanda dos clubes, devido ao peso do calendário do futebol brasileiro.

Por fim, a outra mudança refere-se ao sistema do VAR. Onde, a tecnologia contará com uma atualização do sistema das linhas de impedimento, adotando o conceito da “mesma linha”: caso a linha de impedimento traçada entre os jogadores se sobreponham, o jogador do time que estiver atacando será considerado em posição lega. Esse sistema é utilizado em ligas como a inglesa, espanhola, holandesa e nas competições da FIFA.

Racismo será punido

Outra mudança importante será referente ao racismo. A CBF definiu incluiu no regulamento geral de competições a possibilidade de uma punição ao clube pelo crime de racismo. Entretanto, no regulamento, não é definido especificamente qual será e como será a punição.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo