Balanço das atividades do Conselho Gestor
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SeguirNa próxima segunda-feira (01), o novo presidente Sérgio Santos Rodrigues, inicia oficialmente o seu mandato. Com isso, o Conselho Gestor encerra os seus trabalhos no Cruzeiro. Através do site oficial do clube, o Conselho Gestor divulgou o balanço das atividades realizadas no clube.
Durante cinco meses, o Conselho Gestor administrou o Cruzeiro, após a renúncia do ex-presidente Wagner Pires de Sá. Durante esses cinco meses, o conselho teve que viver com vários processos na justiças, por conta de dívidas não pagas do clube, por conta da péssima gestão anterior.
O Conselho Gestor teve um importantíssimo trabalho de renegociar dívidas, além do importante trabalho na readequação salarial dos atletas. Onde o clube conseguiu encaixar o salário de todos os atletas em 2020, no teto salarial definido pelo clube.
Sem dúvida alguma o principal trabalho do Conselho Gestor, foi na redução da Folha Salarial. A redução foi de 81% (de 16 para 3 milhões/mês), economia anual de R$ 156 milhões.
Outra importante ação foi a da proposta do Novo Estatuto, que inclusive já foi encaminhada a todos os Conselheiros para discussão. E agora dependerá da aprovação ou não do Conselho Deliberativo.
No site oficial do Cruzeiro, foi divulgado todas as ações do Conselho Gestor no clube. Uma importante ação, para a transparência com o torcedor. Para que a gente possa acompanhar e avaliar o trabalho realizado no clube.
Conselho Gestor – Ações no Cruzeiro
CLUBE
• Redução de 81% da folha salarial geral (de 16 para 3 milhões/mês), economia anual de R$ 156 milhões;
• Finalização da proposta do Novo Estatuto, já encaminhada a todos os Conselheiros para discussão;
• Início da renegociação com os clubes que geraram processos na FIFA;
• Retorno do Cruzeiro ao PROFUT;
• Redução da punição da CBF quanto ao mando de campo;
• Mudança na Comissão Técnica de Futebol;
• Mudança da Diretoria de Futebol Profissional e da Base;
• Renegociações de contratos com atletas e Comissão Técnica do Futebol Profissional;
• Análise de todos os contratos de aquisição de jogadores e negociação com agentes;
• Intenção na retomada e busca de parceiros para volta do atletismo;
• Novo relacionamento e valorização as equipe de vôlei Sada Cruzeiro;
ADMINISTRATIVO
• Economia de mais de R$ 25 milhões/ano, com a revisão de todo o quadro de colaboradores, sendo desligados 110 funcionários e prestadores de serviço;
• Renegociação com credores e fornecedores;
• Desativação de dois andares da Sede Administrativa, para diminuição de gastos com energia e manutenção;
• Cancelamento de cartão corporativo para uso do presidente e diretores;
• Colocação à venda de veículos que eram usados pela presidência e diretoria;
• Suspensão de linhas telefônicas de uso da diretoria.
TRANSPARÊNCIA
• Entrega do relatório da Kroll, com investigação corporativa;
• Lançamento do Portal de Transparência;
• Apresentação de auditoria contábil feita pela Moore
• Acompanhamento das investigações com as polícias e Ministério Público;
• Distrato dos conselheiros remunerados;
• Exclusão dos conselheiros remunerados em 2018 e 2019 pela Comissão de Ética e Disciplina.
INOVAÇÃO
• Criação do Comitê de Inovação e Tecnologia, coordenado pela Samba Consulting (Grupo Samba Tech);
• Reestruturação da área de TI, que foi terceirizada pela administração anterior.
MARKETING / COMERCIAL
• Lançamento do Sócio Reconstrução e reformulação de todo o programa Sócio Cinco Estrelas, totalizando hoje 58.000 sócios ativos em fevereiro;
• Revisão da política de distribuição de ingressos e cortesias;
• Entrada de novos parceiros e patrocinadores;
• Remodelação completa do programa sócio-torcedor com a criação de categorias de sócio cativo;
• Revisão e melhoria de contratos de patrocínios;
• Realinhamento do contrato com a Adidas;
• Criação do setor de Relacionamento com o Torcedor.
INSTITUCIONAL
• Novo relacionamento com entidades como CBF, FIFA e FMF;
• Retomada da credibilidade do clube em várias áreas;
CLUBES SOCIAIS
• Criação de novas atividades de recreação;
• Adequação da estrutura de pessoal;
• Adequação dos horários de funcionamento;
• Retirada de privilégios de alguns Conselheiros;
• Reestruturação das escolinhas do Cruzeiro, otimizando professores, horários e objetivos
AÇÕES EM ANDAMENTO
• Renegociação com a Minas Arena com a redução do valor do contrato;
• Estudo do melhor modelo contábil para recuperação e quitação das dívidas;
• Estudo do melhor aproveitamento dos imóveis para redução de custos e gerar rentabilidade;
• Pedido de liberação dos valores bloqueados de R$ 6,5 milhões da venda do atleta Arrascaeta;
• Recebimento da AMBEV de R$ 2,1 milhões a partir de 01/06 para pagamento de salários;
• Novo contrato de patrocínio no valor de R$ 3 milhões;
• Negociação de empréstimo com instituições no valor de R$ 50 milhões.