A primeira partida internacional da história do Cruzeiro

Fundado em 2 de janeiro de 1921 como Società Sportiva Palestra Itália, o Palestra rapidamente se estabeleceu como uma das principais equipes do futebol mineiro.

Já em 1923 o clube inaugurou o seu próprio estádio no Barro Preto e em 1926 conquistou o primeiro título de sua história.

Em 7 de outubro de 1942, por conta de diversas implicações decorrentes da Segunda Guerra Mundial, o Palestra acabou se vendo obrigado a alterar o seu nome. O clube passou então a se chamar Cruzeiro Esporte Clube.

Comemorando 25 anos em 1946 o Cruzeiro vivia um bom momento com as conquistas do Campeonato Mineiro nos anos de 1943, 1944 e 1945.

Fora de campo também o clube crescia, apoiado por sua torcida o clube modernizou o seu estádio no Barro Preto, que passou a se chamar Estádio Juscelino Kubitschek e ter capacidade para 15 mil torcedores.

Em 3 de janeiro de 1946 o Cruzeiro fez, pela primeira vez em sua história, uma partida internacional. O Club Libertad, do Paraguai, que excursionava pelo futebol brasileiro, foi convidado pela equipe Celeste para realizar uma partida em comemoração ao aniversário do clube.

O amistoso em comemoração aos 25 anos do Cruzeiro terminou empatado pelo placar de 2X2. O Cruzeiro abriu o marcador aos 27’ e ampliou aos 60’. A equipe paraguaia empatou com dois gols de Dias marcados aos 61’ e aos 75’.

FICHA DO JOGO:

Data: 03 de janeiro de 1946
Motivo: Amistoso
Estádio: Estádio Juscelino Kubitschek
Árbitro: Mario Ruben Heyon (PAR)
Local: Belo Horizonte
Cruzeiro: Geraldo II, Bibi, Bituca, Adelino, Hemetério, Juvenal, Nogueirinha, Selado, Levi (Orlando), Ismael e Braguinha. Técnico: Chico Trindade
Club Libertad: Vargas, Gonzalez, Veja, Cavilau, Leguisamon, Ocampo (Benitez), Salinas (Castilho), Esquivel (Dias), Arevalo (Spinola), Sosa (Patinho) e Roa. Técnico Teófilo Spinola
Placar: Cruzeiro 2X2 Club Libertad
Gols: Ismael aos 27’, Braguinha aos 60’ e Dias aos 61’ e 75’.
Botão Voltar ao topo