O primeiro jogo da história do Cruzeiro
Sonhada pela comunidade de desportistas de origem italiana residente em Belo Horizonte, a Societá Sportiva Palestra Itália foi fundada em 2 de janeiro de 1921 e entrou em campo pela primeira vez três meses após a sua fundação.
Em 3 de abril de 1921 a equipe estreou nos gramados em um jogo amistoso contra um combinado de jogadores das equipes do Villa Nova e Palmeiras, ambas de Nova Lima.
Em seu jogo de estreia o Palestra Itália saiu de campo com a vitória pelo placar de 2 a 0. Coube ao atacante João Lazarotti, o Nani, marcar os dois primeiros gols da história do Cruzeiro*, o artilheiro marcou em cobrança de falta aos 16’ e decretou a vitória com outro gol aos 47’.
A fundação de um clube mineiro de origem italiana era um desejo antigo de muitos desportistas de origem italiana moradores de Belo Horizonte.
A grande popularidade e influência que o clube teria ficou demostrada logo no jogo de estreia quando 1.500 torcedores compareceram ao Estádio Prado Mineiro para assistir ao jogo inaugural da equipe. Essa era a lotação máxima do Estádio.
Ficha técnica da partida
O Palestra Itália realizou o seu primeiro jogo da história com a seguinte formação: Nullo, Polenta, Ciccio, Quinquino, Américo, Bassi, Lino, Spartaco, Nani, Henriqueto e Armandinho.
O Combinado Villa Nova/Palmeiras-MG foi a campo com: Ferreira, Marcondes, Ruanico, Christovam, Baiano, Oscar; Raimundo, Gentil, Badú, Damaso e Juá.
Coube ao mineiro Hermeto Júnior apitar o primeiro jogo da história do Cruzeiro.
*Em 31 de agosto de 1942, durante a segunda guerra mundial, um Decreto Federal exigiu a extinção de todos os símbolos que remetessem as nações consideradas inimigas do Brasil.
No entanto, em assembleia realizada 7 de outubro do mesmo ano ficou definido que a Societá Sportiva Palestra Itália passaria a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, em homenagem ao Cruzeiro do Sul, constelação representada na bandeira do Brasil.