A história do uniforme azul e branco do Cruzeiro
Fundado como Società Sportiva Palestra Italia em 2 de janeiro de 1921, o clube que hoje conhecemos como Cruzeiro Esporte Clube era o sonho dos centenas de milhares de imigrantes italianos que chegaram a Minas Gerais desde o fim do século XIX.
O time entrou em campo pela primeira vez em 3 de abril de 1921. O Palestra Itália disputou o amistoso contra um combinado das equipes Villa Nova e Palmeiras, ambas da cidade de Nova Lima. O time palestrino saiu de campo vencedor pelo placar de 2 a 0,
Em seu uniforme de jogo o Palestra Italia utilizava camisas verdes com detalhes em vermelho. Os calções eram brancos.
Em decorrência da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o Palestra Italia foi forçado a se adequar. Em fevereiro de 1942 passou a se chamar Società Sportiva Palestra Mineiro.
A história do uniforme azul e branco do Cruzeiro
Em outubro do mesmo ano, o Conselho Deliberativo se reuniu e aprovou definitivamente o nome Cruzeiro Esporte Clube. Além da mudança de nome o clube também passou a utilizar em seus uniformes e escudos as cores azul e branco.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) levou longos três meses para aprovar o estatuto que oficializou as mudanças no nome, escudo e uniforme do clube. A estreia com o nome Cruzeiro Esporte Clube aconteceu no dia 14 de fevereiro de 1943, em um amistoso contra o São Cristóvão.
No entanto, como os novos uniformes não ficaram prontos a tempo, a equipe teve que entrar em campo utilizando o antigo conjunto do Palestra Mineiro.
Porém, a aguardada estreia oficial do novo uniforme aconteceu em 21 de fevereiro de 1943, durante um amistoso contra o mesmo adversário. Esse momento marcou uma nova etapa na história do clube.