Análise: Cruzeiro encerrará 2025 com bons resultados e boas perspectivas na equipe sub-20; confira
Além do título estadual, clube conseguiu avançar bastante nas competições nacionais
Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!
Em jogo no final de semana, o Cruzeiro conquistou o título do Campeonato Mineiro Sub-20, aplicando uma goleada histórica no Coimbra. Triunfo que coroa uma boa temporada, com bons resultados da equipe sub-20 celeste. Números que geram também boas perspectivas, sobretudo em termos individuais, para aproveitamento no elenco principal.
No torneio estadual, o Cruzeiro teve a melhor campanha entre as 15 equipes que disputaram a 1ª fase, fazendo 22 pontos. Foram 7 vitórias em 10 jogos (73% de aproveitamento). Desempenho que se repetiu no octogonal final, com 16 pontos conquistados, que rendeu a liderança com 5 pontos de vantagem par ao 2° colocado.
Torneios nacionais
Já na Copinha, maior torneio de base do Brasil, o Cruzeiro conseguiu avançar as quartas de final, onde foi eliminado pelo São Paulo, que se sagrou campeão. Na fase de grupos, a equipe mineira liderou seu grupo. Por fim, eliminou no mata-mata: América-RJ, Portuguesa-SP e Bahia.
Por fim, no Brasileirão Sub-20, o Cruzeiro foi ainda melhor, avançando até as semifinais, sendo eliminado pelo Palmeiras. Na fase classificatória, os crias da toca fizeram boa campanha, chegando a figurar no G-4 durante uma parte, e terminando no 5° lugar com 32 pontos.
Já, na fase eliminatória, o Cruzeiro eliminou o Botafogo, nas oitavas de final. Depois, eliminou o Flamengo, nas quartas de final, em um duelo emocionante decidido nos pênaltis.
Destaques individuais
O principal destaque ofensivo do Cruzeiro até aqui é o meio-campista Cauan Baptistella, que foi o vice-artilheiro do Brasileirão Sub-20. Além disso, ele teve bons números no Campeonato Mineiro Sub-20, e balançou as redes uma vez na Copinha. Desempenho que somado as assistências, o coloca em local de destaques nas participações em gola na temporada.
Ademais, outro destaque ofensivo é o atacante Rayan Lellis, que está no top-4 artilheiros do Brasileirão Sub-20, e no top-3 do quesito no Mineiro. Ainda ofensivamente, outro nome que se destacou ofensivamente, foi o meia Rhuan Gabriel, convocado recentemente as seleções de base.
Já, defensivamente, o goleiro Marcelo Eráclito teve mais minutos, se destacando com boas e seguras atuações. Além dele, os defensores Bruno Alves, Vitor Jesus e Gustavo Carvalho se destacaram com mais minutos, e atuações mais consistentes.
Por fim, vale destacar também a presença de jogadores que já estão integrados ao principal e atuaram ocasionalmente no sub-20, sendo importantes no ano. Caso de Kaique Kenji, Kauã Prates, Murilo Rhikman e Otávio.
Números coletivos
Na Copinha, foram 13 gols marcados e 6 gols sofridos, com Kaique Kenji sendo o jogador com mais gols feitos: 3 ao todo. Enquanto, no Brasileirão Sub-20, foram 37 gols marcados e 24 sofridos, com Cauan Baptistella sento o artilheiro: 12 gols marcados.
Por fim, no Campeonato Mineiro Sub-20, o Cruzeiro marcou 39 gols e sofreu 16, com Rayan Lellis sendo o artilheiro: 6 gols ao todo.
*O conteúdo deste texto não reflete, necessariamente, a opinião do Diário Celeste
